Serrador e Resineiro

A desflorestação no concelho da Lourinhã, iniciada em finais do séc. XIV com o corte de carvalhos, foi enorme. No seu lugar foram plantados pinheiros e somente em zonas que não prestavam para agricultura. Os pinheiros passavam por duas fases de exploração: a resina, durante o crescimento da árvore, e a madeira, com a árvore adulta e com porte que permitisse a sua comercialização.

A recolha da resina era feita através de um processo chamado “sangria”. Os resineiros, não residentes na Lourinhã, vinham anualmente retirar a resina e efectuar novas sangrias. O material do resineiro aqui exposto é todo proveniente do concelho de Soure, distrito de Coimbra, devido ao facto dos utensílios da região se terem perdido.

Depois do derrube dos pinheiros, a machado, estes eram montados na horizontal em cima de uma estrutura chamada “burra” para então serem serrados em tábuas. A mão de obra, geralmente importada, trabalhava aos pares, com um dos homens encavalitado do próprio tronco e outro em baixo, puxando e empurrando a serra.