Voluntariado

Voluntariado no Museu da Lourinhã

O Museu da Lourinhã aceita voluntários nas mais diversas áreas!

O Programa de Voluntariado do Museu da Lourinhã aceita pessoas nacionais e estrangeiras que queiram colaborar em diversas áreas. O voluntário poderá trabalhar no laboratório, em escavações no campo e em actividades no Museu (inventariação, acolhimento e recepção, serviço educativo, exposição, comunicação e imagem e informática).

O Museu da Lourinhã tem desde há muito uma longa tradição na aceitação de voluntários. O GEAL – Grupo de Etnografia e Arqueologia da Lourinhã e o Museu da Lourinhã foram criados por um grupo de jovens e entusiastas voluntários. Assim, a abertura à comunidade e o acolhimento de voluntários fazem parte das características da instituição, sendo uma mais valia para o seu desenvolvimento.

O voluntário desenvolverá a actividade à qual se propõe dentro das suas disponibilidades. Recebe formação adaptada às áreas em que irá trabalhar e um certificado no final do voluntariado. O trabalho desenvolvido pelo voluntário estará coberto por um seguro.

Por outro lado, os voluntários ganham experiência e formação em várias áreas, o que, nalguns casos, tem-se revelado útil para a sua vida pessoal e profissional.

 

Programas de Voluntariado 

  Laboratório Escavações
paleontológicas
Arqueologia
e Etnografia
Museologia Marketing e administração
Período Todo o ano Verão Todo o ano Todo o ano Todo o ano
Requisitos
mínimos
Maiores de
16 anos
Maiores de
18 anos.*
Maiores de
16 anos
Maiores de
16 anos
Maiores de
16 anos
Tarefas Preparação de
fósseis, moldagem,
escavações, etc.
Foco no
trabalho de
laboratório.
Escavações e
prospecção
no campo,
preparação
de fósseis em
laboratório.
Apoio aos
trabalhos
correntes em
Arqueologia
e Etnografia.
Vigilância, desenvolvimento
e melhoria da
exposição.
Apoio a atividades.
Apoio aos
trabalhos
correntes em
marketing.

* Este é o único regime de voluntariado que, por haver muitos interessados, requer uma selecção cuidadosa. Para tal, necessita do envio de Curriculum Vitae, a quando da candidatura. Voluntários que tenham participado no regime de preparação de fósseis em laboratório ao longo do ano são automaticamente aceites para as escavações. Em caso de empate na selecção, os associados do GEAL tem preferência.

Os interessados deverão contactar o Museu, por carta ou por correio electrónico para [geral @ museulourinha.org] indicando:
. Nome
. Contactos (morada, telefones, e email)
. Formação e profissão
. Interesses (Arqueologia, Etnografia, Paleontologia ou outros)
. Número de associado (caso o seja)

 

Apoio a estagiários e trabalhos universitários

O Museu da Lourinhã dá apoio a estagiários do ensino superior. Biólogos, geólogos, museólogos, informáticos, formandos em marketing, fotógrafos e outras formações superiores que estejam interessados em estagiar ou realizar trabalhos universitários devem contactar o Museu da Lourinhã, apresentando uma proposta.