Arreador – Tosquiador

Apesar de ser a mesma pessoa, o arreador ou tosquiador, era tratado de maneira diferente conforma o trabalho que iria executar.

Assim, o arreador, cortava (arreava) os asininos (burros), e gado muar (machos e mulas), do meio ventre para cima, aparava as crinas e a cauda, e por vezes fazia padrões na garupa do animal com a tesoura. Estes últimos procedimentos ainda hoje se fazem nos cavalos.

O tosquiador, como o próprio nome indica, fazia a tosquia das ovelhas. Estes trabalhos eram, e são, sazonais, isto é, só se fazem numa altura do ano, por volta da Páscoa, o que levava a que estes homens normalmente tivessem também outro ofício.

Nesta exposição existe uma peça interessante que é uma tesoura mecânica de tosquia, alimentada por uma manivela através de um sistema de sem-fim. Isto obrigava a serem duas pessoas a executar o trabalho, uma tosquiando e outra dando à manivela. Esta peça foi concebida pelo Sr. Luis “Anastácio”, do Seixal da Lourinhã, o tosquiador, embora ele próprio admitisse que nem sempre era prática. Actualmente este é o sistema utilizado só que a alimentação provém de um pequeno motor eléctrico.

Ainda sobre os objectos em exposição, o ferro, luva e cardoa serviam para a limpeza do animal, enquanto que o aziar servia para imobilizar o animal prendendo-o pela boca na zona da “barra”, onde não tem dentes.

Os objectos desta exposição eram os instrumentos de trabalho do Sr. António Anastácio, na foto, e doados pelo próprio.