O Museu da Lourinhã reabre ao público no próximo dia 20 de maio

Depois de ter fechado a 14 de março, seguindo as recomendações da Delegação Geral de Saúde, para o combate à pandemia de COVID-19, o museu está a fazer tudo ao seu alcance  para o abrir com todas as condições de segurança, tanto para os visitantes como para os funcionários, seguindo as recomendações da ICOM Portugal (International Council of Museums, Portugal) e da DGS (Direção Geral da Saúde).

Assim, as regras de higiene e segurança foram reforçadas para todos, sendo obrigatório o uso da máscara, a lavagem regular das mãos e superfícies e o distanciamento social, por exemplo.

Neste sentido, o museu recebeu a visita de dois técnicos dos serviços da Proteção Civil e da Higiene e Segurança no Trabalho, do Município da Lourinhã, para verificarem todas as regras e condições em prática.

Para uma reabertura em segurança, o museu contou ainda com o apoio do Município da Lourinhã e da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, com a doação de material de proteção individual.

A empresa Casimper, Lda. ofereceu higienizador de pisos e superfícies, álcool gel e dispensadores de parede, que foram colocados ao longo do percurso expositivo e áreas administrativas.

O Museu da Lourinhã agradece a todas estas entidades e amigos, a disponibilidade e prontidão nas respostas e ajuda.

Assim, estão reunidas as condições para que nos possam visitar com confiança e desfrutar do excelente património exposto.

Porém, nestes tempos difíceis continuamos a apelar ao imprescindível apoio de todos ao Museu da Lourinhã, que se pode traduzir por diferentes ações, como por exemplo, convidamos a população, em especial todos os lourinhanenses, a (re)visitarem o Museu da Lourinhã.

Sugerimos ainda outras formas de apoio:

• Consignação de 0,5% do IRS ao Museu da Lourinhã, sem qualquer custo para o contribuinte (Modelo 3/ Quadro 11/ Campo 1103 – Instituições Culturais com Estatuto de Utilidade Pública – NIF 501 419 500);
  • Oferta de um donativo ao Museu da Lourinhã, com a possibilidade de o fazer ao abrigo da lei do Mecenato Cultural;
  • Aumento voluntário excecional da quota de associado doGEAL, durante o ano de 2020 (lembramos que a quota mínima é de 1 €/mês);
  • Regularização de quotas por parte dos associados que se atrasaram no seu pagamento;
  • Convide um amigo para se tornar associado do Museu da Lourinhã;
  • Aquisição de artigos da nossa loja, através de encomendas por e-mail, referentes a peças das nossas diferentes coleções e a produtos locais (por exemplo: aguardente da Lourinhã, chocolates, doces de fruta, conservas de peixe, etc.).

Para mais informações consulte o nosso site (www.museulourinha.org), a nossa página do Facebook, ou através dos nossos contactos: geral@museulourinha.org e telefone n.º 261 414 003.

Contamos com todos!

Contamos com a sua ajuda!