Novo Laboratório de Processamento de Imagem

O Museu da Lourinhã adquiriu recentemente, equipamento para o tratamento e processamento de imagens. Este equipamento leva a investigação realizada na instituição até ao mundo virtual. Uma vez que há peças museológicas que o seu estado de conservação delicado não permitem a sua manipulação, ou também que partes da mesma se encontram ocultas.

Eduardo a analisar o modelo do Portugalosuchus.

O equipamento utilizado no nosso laboratório, através de software apropriado, permite a manipulação das imagens obtidas nos aparelhos de tomografia e, virtualmente, possibilita a criação de modelos a três dimensões dos objetos, o que permitem a reconstrução virtual da superfície do objecto, bem como, analisar e reconstruir parte ocultas no seu interior.

Este equipamento será usado por alunos e cientistas, com fins científicos e educacionais, sendo um grande avanço para o trabalho de investigação desenvolvido na nossa instituição.

Este investimento foi feito utilizando a contrapartida financeira que o GEAL recebe do Dino Parque Lourinhã, e contou com o apoio da empresa FCI – Formação e Comércio Informáticos, Unipessoal, Lda..

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.