Nova Exposição Temporária: Iberospinus natarioi

O Museu da Lourinhã apresenta, de 4 de abril a 22 de junho de 2023, a exposição “Iberospinus natarioi”. Em exibição estará o primeiro e, até ao momento, único esqueleto conhecido desta espécie de espinossauro.
O espécime, pertencente à coleção do Museu da Lourinhã, foi descoberto no Cabo Espichel em 1999. De 2004 a 2008 e, posteriormente, em 2020, foi escavado por elementos do Museu da Lourinhã e da Universidade Nova de Lisboa.
A sua preparação e conservação foi realizada, sobretudo, pelo Museu da Lourinhã.
Do estudo deste espécime, realizado por Octávio Mateus e Darío Estraviz-López (investigadores da FCT-NOVA e do Museu da Lourinhã), resultou a descrição de vários ossos, incluindo a mandíbula, uma garra e dentes.
Esta exposição resulta do projeto Bary-PT, da FCT-NOVA e o Museu da Lourinhã, que foi financiado pelo Dino Parque da Lourinhã, em colaboração com o Pingo Doce, através das receitas da iniciativa Superanimais 3.
Patente ao público estará ainda um modelo e uma ilustração do paleoartista Victor Carvalho, galardoado com o mais prestigiado prémio de Paleoarte do mundo, o “Lanzendorf-National Geographic paleoart prize”, na categoria de “Best Scientific Illustration”, no ano de 2021.
Visite-nos e saiba mais sobre este espécime único!