Exposição “Dinossauros da Lourinhã no coração de Portugal – Abrantes”

A exposição “Dinossauros da Lourinhã no coração de Portugal – Abrantes”, patente ao público de 1 de abril a 30 de junho de 2022, no Parque Tejo, pretende invadir a cidade com dinossauros.

Uma exposição com fósseis originais do Museu da Lourinhã e também algumas réplicas, será acompanhada de modelos de dinossauros à escala real, workshops para as crianças, exibição de vídeos e palestras por paleontólogos da equipa do museu.

Das peças em exibição, destacam-se um bloco com ovos de dinossauro, originais e atribuídos a Lourinhanosaurus antunesi, um dinossauro carnívoro único em Portugal; os ossos de Torvosaurus gurney, o maior predador terrestre do Jurássico em todo o mundo, também pertencente à incrível coleção de Paleontologia do Museu da Lourinhã; uma réplica à escala do crânio do Triceratops horridus; e um modelo de velociraptor.

As atividades para as crianças incluem a simulação de uma escavação, pinturas e um workshop de moldes e réplicas de dentes de dinossauro.

Para o público escolar e adulto, terão lugar duas palestras por dois dos paleontólogos da equipa do Museu da Lourinhã. O Doutor Octávio Mateus falará dos dinossauros de Portugal e o investigador Dario Estraviz López explicará porque não existem dinossauros em Abrantes e qual o potencial paleontológico da região.