X CIID 2022

10º Concurso Internacional de Ilustração de Dinossauros

10th International Dinosaur Illustration Contest

O Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã (GEAL)/Museu da Lourinhã, em coorganização com o Dino Parque Lourinhã, lança a X edição do Concurso Internacional de Ilustração de Dinossauros (CIID).

O CIID é um concurso que visa premiar ilustrações sobre a temática dos dinossauros, e outras espécies já extintas. Este ano com o tema sugerido “fauna Cenozoica”, que inclui animais icónicos como mamutes e tigres dentes de sabre, não invalidando ilustrações representativas de dinossauros ou outros organismos fósseis.

Esta iniciativa é reconhecida internacionalmente pelo seu valor científico e alta qualidade técnica, e é, sem dúvida alguma, um estímulo importante para o continuo desenvolvimento da Paleoarte. Esta disciplina é fundamental para a divulgação científica da Paleontologia, pois oferece uma visão privilegiada da vida destes organismos e do seu ambiente.

As obras serão avaliadas por um painel de jurados composto por paleontólogos e ilustradores científicos reconhecimentos internacionalmente, que garantem a qualidade das obras premiadas.

O vencedor será contemplado com um prémio no valor de 1.000€. Este ano, pela primeira vez existirá um prémio especifico para obras digitais em 3D.

As obras a concurso poderão ser submetidas até dia 31 de maio, e serão expostas publicamente de 6 de agosto a 30 de novembro. Os resultados serão anunciados durante o mês de agosto.

O público poderá assim apreciar estas obras de arte, bem como ficar a conhecer melhor o mundo em que estes seres antigos viviam.

Poderá também consultar o regulamento do concurso para obter mais informações.

The Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã (GEAL)/Museu da Lourinhã, in coorganization with Dino Parque Lourinhã, launches the X Edition of the International Dinosaur Illustration Contest (CIID).

The CIID is a contest which aims to award dinosaur-themed illustrations, as well as other extinct species. This year with the suggested theme “Cenozoic fauna”, which includes iconic animals such as mammoths and sabretooths tigers. Representations of dinosaurs or other fossil organisms are also accepted.

This initiative is internationally recognized by its scientific merit e high technical quality, and it is an important stimulus for the continued development of Paleoart. This discipline is vital to the scientific outreach of Paleontology, for it offers a privileged insight of the life of these organisms and its environment.

The artwork will be evaluated by a panel of internationally recognized paleontologists and scientific illustrators, who guarantee the quality of the awardees.

The winner will be awarded with a sum of 1000€. This year, for the first time there will be an award dedicated to 3D digital art.

The artwork can be submitted until May 31st, and will publicly exhibited from August 6th to November 30th. The results will be announced during the month of August.

The public will be able to enjoy the artwork, as well as diving into the world on which these ancient organisms lived.

For more information, please check the contest guidelines.