Museu da Lourinhã: Primeiro Museu Digital Vodafone

O projeto “Património Cultural e Paleontológico + Acessível” é uma iniciativa de modernização do Museu de modo a torná-lo mais interativo e atrativo para os visitantes e mais acessível a todos. Constitui-se como a primeira fase de um processo mais amplo e integrado de renovação global do Museu. Nesta fase, o foco centra-se na modificação de alguns dos espaços, com a eliminação de barreiras físicas, na criação do Jardim Jurássico e nos conteúdos expositivos, através da transformação digital. Esta consta da disponibilização de quiosques digitais ao longo do percurso expositivo (que potenciam a descoberta e a aquisição de novos conhecimentos), a aplicação móvel para os visitantes (que garante o acesso facilitado, em qualquer lugar, a diversas informações sobre o Museu) e a aplicação de realidade virtual (que permitirá aos visitantes viverem experiências únicas e totalmente imersivas, em tempo real, como a visualização de dinossauros em 3D).

Com a colaboração da Vodafone, o Museu da Lourinhã passa assim a ser o primeiro Museu Digital Vodafone.

O Jardim Jurássico recria um ambiente da flora da época do Jurássico, período em que viveram os dinossauros já descobertos na formação da Lourinhã, estudados e divulgados.

Este projeto potencia o trabalho de investigação científica realizado ao longo de décadas no Museu da Lourinhã, em particular no domínio dos dinossauros e que tem sido incrementado nos últimos anos, tornando o conhecimento mais facilmente acessível a todos.

A modernização do Museu permitirá desenvolver o seu papel como principal pólo de atração de pessoas ao centro urbano da Lourinhã, beneficiando não só o Museu mas também o comércio local.

Projeto desenvolvido no âmbito da iniciativa comunitária promovida pelo PDR 2020 (Programa de Desenvolvimento Rural), Portugal 2020, e cofinanciada pelo FEADER (Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural), Medida 10 Leader (Programa de Desenvolvimento Rural do Continente), Operação 10.2.1.6 Renovação de Aldeias.

Nos atuais tempos especialmente difíceis temos tido o importante apoio, sobretudo, do Município da Lourinhã, sendo também de referir o da União de Freguesias Lourinhã e Atalaia, bem como da comunidade, pessoas e organizações diversas.

Cumprindo as regras emanadas pela DGS, a inauguração será hoje, dia 18 de maio, pelas 15h, com número limitado de participantes, entre eles a Sr.ª Ministra da Coesão Territorial e o Sr. Presidente do Município da Lourinhã.

Neste dia comemora-se também o Dia Internacional dos Museus, com o tema: “O Futuro dos museus: recuperar e reimaginar” que convida a uma reflexão sobre a criação de novas práticas de gestão deste tipo de estruturas culturais suscetíveis de ajudarem a superar as dificuldades existentes e agravadas pela crise pandémica. A promoção de novas formas de experiências e de divulgação culturais, sendo o processo de digitalização um dos modos de inovação, constituir-se-ão como  meios capazes de se fazer o caminho do progresso.

Cofinanciado por: