Museu da Lourinhã participa no Dia da Família

Ontem, dia 28 de agosto, decorreu o evento “Dia da Família – Convívio entre Gerações”, na Lourinhã, contando com a participação do Museu da Lourinhã. O nosso Museu associou-se ao evento através da cedência peças do acervo etnográfico, nomeadamente peças relativas a profissões antigas e extintas, para exposição e para uso e explicação por seniores que tenham exercido a profissão a que estão associados, no local do evento.

Esta iniciativa foi organizada pela Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, com os objetivos de aproximar as várias gerações, centrado nos utentes dos lares e centros de dia, as suas respetivas famílias e ao público em geral, alertando a comunidade para o crescente paradigma que os idosos a
partir de uma determinada idade já não são valorizados. Teve também o intuito de demonstrar que as gerações mais velhas adquiriram ao longo da vida uma sabedoria que leva a que ainda tenham muito para dar às gerações mais novas, sendo também pessoas ativas que participam em muitas atividades, como pintura, teatro, música e outras mais, dentro e fora do seio das instituições.

Por outro lado, e no decorrer do evento pretendeu-se que existi-se uma troca de experiências entre gerações: Avós, Pais e Netos, com a dinamização de atividades conjuntas.

No programa constaram atividades de interação e demonstração, como jogos, o saber fazer associado às artes e ofícios antigos. Pretende-se também que haja uma troca de experiências entre gerações com o jogos tradicionais.

Esta atividade esteve também integrada nas Jornadas Europeias do Património 2019, constando da plataforma da DGPC