Museu da Lourinhã leva exposição itinerante até França

No âmbito do protocolo de geminação existente entre os Municípios da Lourinhã e de Deuil-la Barre, o Museu da Lourinhã inaugurou este fim-de-semana, em França, a exposição temporária de paleontologia intitulada “Os Dinossauros da Lourinhã em Deuil-la Barre”. Esta mostra foi inaugurada no dia 18 de março e ficará patente até 8 de abril, em dois espaços distintos da vila francesa, onde é possível ao público conhecer melhor a relação da Lourinhã com os dinossauros.

Num dos espaços o público pode apreciar vários fósseis e réplicas de algumas das espécies mais emblemáticas do nosso concelho, como o Lourinhanossauro antunesi, o Miragaia longicollum ou o Zby atlanticus. Neste local estão ainda expostas réplicas de crânios de ceratossauro e braquiossauro, ossos longos de outras espécies, pegadas e invertebrados, assim como ovos de dinossauros.

Num outro espaço, dirigido principalmente ao público infanto-juvenil, a exposição funciona como um complemento contextual e pedagógico, onde se dão respostas a algumas questões: O que é a geologia? O que é a paleontologia? Por que é a Lourinhã tão rica em fósseis de dinossauros?

Além da resposta a estas e outras perguntas, as crianças podem ainda tocar em réplicas, num fóssil, ou simular a descoberta e a escavação de fósseis numa caixa de areia. Estão ainda a ser organizados ateliers para os mais novos, um desfile de máscaras de dinossauros, um jogo de pista do paleontólogo e de caça aos ovos de dinossauros.

Neste fim-de-semana de inauguração esteve ainda presente o investigador Octávio Mateus, que deu uma conferência acerca da riqueza do espólio da Lourinhã e do país, intitulada “Dinossauros de Portugal”. Ao longo da exposição outros investigadores franceses também irão conferenciar sobre temas da paleontologia. Haverá ainda uma palestra sobre o tema “Lourinhã no tempo dos dinossauros” proferida pelo paleontólogo do Museu da Lourinhã, Bruno Pereira.

Além de Octávio Mateus, o Museu da Lourinhã esteve representado nesta inauguração por Alexandre Audigane (coordenador geral do Museu da Lourinhã) e Simão Mateus (paleontólogo e museólogo), que montaram esta exposição, assim como pela presidente do GEAL/Museu da Lourinhã, Lubélia Gonçalves. O Município da Lourinhã esteve representado pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, Fernando Oliveira. O presidente da Câmara Municipal, João Duarte de Carvalho, esteve ainda em destaque com uma intervenção através de videoconferência.