Temporárias

Exposições temporárias

Atualmente, o Museu da Lourinhã acolhe uma parte da Exposição Temporária Descentralizada ‘Arte Sacra Local’, que resulta de uma parceria entre o Município da Lourinhã, GEAL – Museu da Lourinhã, Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, a Vigararia da Lourinhã e as Juntas de Freguesia do concelho. Esta exposição descentralizada pretende mostrar exemplares simbólicos do Património Histórico Religioso Local provenientes de igrejas e capelas dos séculos XIV a XX da Rota Renascentista, que mostram os símbolos de fé associados ao edificado religioso.

Desde 5 de Janeiro nas Salas das Antigas Profissões e Arte Sacra do Museu da Lourinhã – recentemente modificada -, o público poderá ver apontamentos de peças da Igreja da Misericórdia, registos religiosos (na maioria dos finais do século XIX, início do século XX) das coleções deste Museu e paramentos e ex-votos (do século XVIII) da Irmandade da Nossa Senhora dos Anjos.

Paralelamente, no ‘Sítio Na Rua’ (Rua João Luís de Moura) estão patentes elementos da Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo.

Além destas exposições temporárias, irão decorrer várias atividades paralelas, de forma descentralizada, a cada domingo (de 5 de Janeiro a 29 de Março) e em cada uma das igrejas e capelas da Rota Renascentista.