Visitas com Sabores

Visitas com Sabores – Lourinhã

O Museu da Lourinhã associa-se a dois programas de visitas para grupos seniores, ao Concelho da Lourinhã. 

Com 800 anos de história, a Vila da Lourinhã conta com um vasto e riquíssimo património cultural, natural e histórico. Através dos programas “História com Sabores” e “Ciência com Sabores”, o visitante poderá conhecer a vila da Lourinhã, suas gentes, tradições e costumes. Dependendo do programa escolhido, estas visitas passam por locais como o Museu da Lourinhã, o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, a Adega Cooperativa da Lourinhã e o Dino Parque da Lourinhã, contando também com provas de degustação de produtos locais.

A Lourinhã desde há muito que detém o título de Capital dos dinossauros. Como tal, o Museu da Lourinhã dá as boas vindas aos participantes com uma visita guiada ao seu núcleo museológico principal. Neste, é realizada uma viagem no tempo com cerca de 250 milhões de anos, desde o início da formação do Oceano Atlântico até ao nosso passado mais recente, quando o Sr. Amolador ainda gateava a louça partida.

Durante a visita poderá também provar um dos doces típicos da Lourinhã as famosas Areias Brancas, fabricados pela Casa das Areias Brancas. Ficará, assim, a conhecer alguns dos segredos da Doçaria Tradicional da Lourinhã.

Após esta vista, já é hora de retemperar forças e nada melhor do que uma paragem para degustar os pratos mais típicos da região. No acolhedor restaurante da vila, O Castelo, serão servidas as iguarias da Lourinhã.

Já o percurso no período da tarde dependerá do programa escolhido.

No programa “História com Sabores“, o percurso irá passar pela Adega Cooperativa da Lourinhã e termina no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.

A região da Lourinhã é uma de três demarcadas para a produção de aguardente vínica do mundo, para além de Cognac e Armagnac. A passagem pela Adega Cooperativa da Lourinhã dará a conhecer este produto único no nosso país, visitando as caves e dando a provar esta bebida. acompanhada com a degustação de pastéis de aguardente (da Pastelaria Lourinius) e bombons de aguardente da Doce Lourinhã.

Mais de 200 anos se passaram desde a vitória do exército anglo-luso sobre as forças de França Imperial na Batalha do Vimeiro e que colocou termo à Primeira Invasão Francesa em Portugal. O Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro localiza-se no campo de batalha e apresenta um espólio composto por armamento, fardamento, documentação e peças arqueológicas.

Por outro lado, no programa “Ciência com Sabores”, o visitante será levado até ao Dino Parque da Lourinhã.

Este é um parque temático dedicado aos dinossauros, com mais de 120 modelos de espécies de animais já extintos, espalhados por diferentes percursos pedestres. Este é um excelente local para aprender mais sobre os seres do passado que habitaram no nosso planeta.

Para além dos percursos pedestres com os modelos, poderá também visitar o outro núcleo museológico do Museu da Lourinhã, onde estão expostos os fósseis de dinossauros que viveram na região da Lourinhã.

Para mais informações sobre estas visitas e reservas, contacte-nos.