Programa de Incentivo à Investigação Horácio Mateus

O Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã (GEAL) disponibiliza o Programa de Incentivo à Investigação Horácio Mateus (PIIHM). Este programa pretende apoiar projetos de investigação e estudos avançados nos domínios das Ciências Naturais e Sociais, nomeadamente da Antropologia, Arqueologia, Geologia e/ou Paleontologia e História Local, com incidência no Concelho da Lourinhã.

O PIIHM pretende incentivar a investigação e o conhecimento do património da região, nas diferentes áreas de ação em desenvolve o seu trabalho. Parte financiamento para este programa provém da PDL-Parque dos Dinossauros da Lourinhã, no âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre o Município da Lourinhã, a PDL e o GEAL, destinado ao desenvolvimento do trabalho científico em geologia e/ou paleontologia, no concelho da Lourinhã.

Serão considerados projetos que visem a preparação laboratorial de peças e/ou o estudo de temas, factos, fósseis ou outros com origem no território do concelho da Lourinhã, que possam dar contributos para a ciência. Cada projeto terá de ser coordenado por um investigador, com o grau de doutoramento. Será também possível a candidatura de projetos liderados por licenciados, mestrandos, mestres ou doutorandos, em parceria com doutores/orientadores.

Com um orçamento anual variável, o PIIHM irá apoiar o desenvolvimento do conhecimento através da comparticipação nas despesas ou nos encargos dos projetos, não se prevendo o financiamento integral dos projetos.

Este programa de incentivo à investigação é também uma homenagem a um dos sócios fundadores do GEAL e co-fundador do Museu da Lourinhã, Horácio Mateus.

Poderá consultar o regulamento aqui.