Laboratório de Processamento de Imagem

Equipamento de processamento de imagem 3D.

O Museu da Lourinhã possuí um equipamento para o tratamento e processamento de imagens.

Existem peças museológicas que o seu estado de conservação delicado não permitem a sua manipulação, podendo também impossibilitar a realização de réplicas tradicionais. Assim, a digitalização das peças museológicas é importante para a sua salvaguarda. Esta digitalização permite a produção de modelos a três dimensões dos objetos, podendo até vislumbrar partes ocultas.

O equipamento utilizado neste laboratório, através de software apropriado, permite a manipulação das imagens obtidas nos aparelhos de tomografia e, virtualmente, possibilita a criação de modelos a três dimensões dos objetos, o que permitem a reconstrução virtual da superfície do objecto, bem como, analisar e reconstruir parte ocultas no seu interior.

Eduardo a analisar o modelo do Portugalosuchus.

Este equipamento é usado por alunos e cientistas, com fins científicos, museográficos e educacionais, sendo um grande avanço para o trabalho de investigação desenvolvido na nossa instituição.

Este investimento foi feito utilizando a contrapartida financeira que o GEAL recebe do Dino Parque Lourinhã, e contou com o apoio da empresa FCI – Formação e Comércio Informáticos, Unipessoal, Lda..