Jogos Tradicionais

Inserido na sala de Colectividades e Tempos Livres, os jogos tradicionais reflectem um factor cultural importante na sociabilização.

Chinquilho

Neste espaço, apresentamos o “Chinquilho” ou “Malha”, trata-se de um jogo comum a nível nacional. Apresenta uma base em madeira, para protecção do solo quando este é construído, onde é colocado o pino, noutras zonas apenas um terreno plano e pouco duro é suficiente. A distância de jogo varia entre os 12 e os 18 metros, escolhem-se os parceiros ou a selecção é à sorte. Os primeiros ficam com duas malhas circulares de ferro, na mão, e procuram lançar alternadamente, a fim de derrubar o pino, ou que uma das malhas fique o mais perto possível do pino.

Vermelhinha

A vermelhinha, um jogo de sorte a dinheiro, proibido pelas autoridades, mas procurado nas festas locais, feiras e romarias. A mesa de jogo desmontável, apreendida durante uma feira e que era prova no tribunal da Comarca da Lourinhã, ficou no museu quando este ocupou o edifício do tribunal.

Roleta

A roleta é um jogo ainda hoje muito conhecido e visto inclusive em programas televisivos. É composta por um sistema simples de roda giratória com divisão do perímetro em números, separados por pregos, e à passagem por um batente flexível sairá na sorte um número a que corresponderá um prémio associado a esse algarismo.