Menir

A estátua menir foi encontrada em 1981, por Horácio Mateus, na freguesia do Reguengo Grande, Lourinhã, e está atribuida ao periodo calcolítico.

A estátua-menir é um monolito fálico antropomorfico, é uma representação de um guerreiro(?) e simultaneamente um símbolo fálico, num local marcado por antigas manifestações religiosas pagãs, possivelmente ligadas ao culto da fecundidade.

A estátua-menir está desenhada sobre um monólito em arenito, com altura de 213 cm e perímetro de base de 170 cm, acabando em ponta tipo barrete frígio ou glande pénica, afeiçoada antropológicamente e, simultaneamente como falos, insculpida com gravações lineares e orifícios.

No anverso, encontra-se desenhado a figura de uma pessoa, destacando-se a cara em traço circular inciso, dois orifícios como olhos e outro um pouco maior como boca. O nariz está representado por dois traços incisos, verticais. Da cara parte uma linha em forma de U que desenha o resto do corpo. Na representação da glande dois pares de dois traços horizontais na base e dois traços oblíquos formam o topo da glande e a fenda peniana.

Faz parte do espólio encontrado no recinto, um ídolo em calcário branco, macio, de forma cilíndrica, com 8 cm de altura e 7,5 cm de diâmetro máximo, sem qualquer decoração. O calcário de que foi feito este ídolo não se encontra na região. É este ídolo que permite a datação do menir para o calcolítico.

Perto do local foi encontrado na década de 60, um recinto funerário, que, pela descrição feita, deveria ser uma tholos. Destruída, actualmente apenas se encontram alguns fragmentos de osso, dentes humanos e restos de cerâmica indefinida.

Do complexo em que está inserida a estátua-menir também faz parte um conjunto de desenhos rupestres, feitos através da incisão de objecto duro sobre o arenito da região. Foi desenhada uma mão de dedos abertos em que se nota o desenho da unha do polegar. O antebraço é terminado por um traço oblíquo. Alguns centímetros abaixo existe o desenho de uma cabeça circular e pescoço. Ao lado, o triângulo púbico sexualiza o desenho. Num outro bloco ao lado, encontra-se uma outra cabeça com pescoço. Esta cabeça é formada por um circulo incompleto com covinhas no interior.