Dos Dinossauros ao Séc. XX

DOS DINOSSAUROS AO SÉC. XX: UMA VIAGEM NO TEMPO QUE É POSSÍVEL REALIZAR ESTE SÁBADO À NOITE NO MUSEU DA LOURINHÃ

A propósito da Festa Saloia da Lourinhã, o Museu da Lourinhã estará aberto ao público no sábado, dia 26, até à meia-noite, onde será possível realizar uma viagem pelo tempo, desde a era Mesozóica até ao início do séc. XX.

No passado dia 19 de maio, o Museu da Lourinhã inaugurou uma exposição no primeiro piso do Pavilhão de História Natural, piso dedicado à Era Cenozóica, como continuação da viagem iniciada no piso inferior, dedicado à Era Mesozóica. De entre as peças expostas no ré-de-chão, destacam-se não só os dinossauros da Lourinhã, mas também fósseis de outros seres vivos, provenientes de outros locais como o Algarve, Gronelândia e Angola.

Na exposição da Era Cenozóica (Era Geológica actual), poderá observar as primeiras representações culturais conhecidas da região da Lourinhã, como concheiros, testemunhos da antiga utilização dos recursos marinhos, material lítico, bem como material osteológico proveniente de sepulturas do concelho, e ainda um menir e vestígios da ocupação romana.

Para finalizar esta viagem até ao início do séc. XX, o visitante ainda é convidado a seguir a exposição etnográfica que retrata várias profissões antigas da região. No pátio, também poderá descobrir uma casinha “saloia”, um laboratório de preparação de fósseis e uma sala para diversas atividades lúdico-pedagógicas dedicadas aos mais jovens.